ESTRUTURAS SUSPENSAS
Ponte Akashi Kaikyo é considerada a ponte suspensa com maior vão central do mundo, com 1991 metros de comprimento. Foi concluída em 1998 e está localizado no estreito de Akashi, ligando a cidade de Kobe e a ilha Awaji.
Ao longo da história da humanidade, e de forma muito
importante, construções pesadas se desenvolveram durante dezenas de séculos
fazendo imperar a alvenaria de tijolo e pedra. Esse fato deu-se por diversas razões,
tais como a necessidade de se proteger, a busca pelo prestígio, a possibilidade
de utilização de mão de obra escrava, entre vários outros motivos.
No entanto, apesar das técnicas ou formas de arte que foram
empregados na Babilônia, Egito ou Roma, a alvenaria era produzida sob
compressão e somente há alguns anos atrás, foram descobertos novos materiais
que permitiram distribuir as forças na estrutura por compressão, flexão,
cisalhamento, torsão, etc. Alguns desses
materiais foram o ferro, cobre, aço, a utilização do concreto protendido e a
armação metálica. A partir das descobertas foi possível projetar e realizar
estruturas em função das qualidades desses materiais.
Por muitos séculos o principal exemplo do uso de estruturas
suspensas foi em pontes de corda usadas por povos primitivos. Essa aplicação
atingiu seu auge com a introdução de cabos de aço no final do século XIX e hoje
permite a construção de pontes suspensas com vão maiores.
As estruturas suspensas, são também
conhecidas como estruturas de cabos ou pênseis e são estruturas de construção
em que os elementos principais que suportam a carga são fios, cabos, correntes,
grades, diafragmas de folha, entre outros materiais resistentes à tração. Os
cabos são ancorados e ligados a estruturas fixas por outros cabos. As estruturas
de suspensão tornam possível a utilização plena das propriedades mecânicas de
materiais de alta resistência e o seu peso reduzido permite cobrir estruturas
com larguras extremamente grandes.
Tipicamente, vemos grandes torres
com os cabos descendo formando um U, que podemos ver como um arco invertido que
prevê as deformações da estrutura (estrada, ponte, etc).
As estruturas de suspensão podem
ser tanto planas como espaciais. A forma mais simples de estrutura plana é um
fio fixado a suportes e a partir do qual são suspensos elementos que assumem o
stress local. Estruturas de suspensão modernas são usadas principalmente em
pontes e telhados, teleféricos e viadutos.
As estruturas de suspensão espacial
são extremamente variadas e distinguem-se pelos meios utilizados para aumentar
sua estabilidade e resistência, bem como pelas características de seu projeto
estrutural. Estruturas de suspensão espacial são geralmente utilizados para
telhados de grande porte de edifícios públicos e industriais.
As estruturas de suspensão são relativamente
simples de erguer, são confiáveis e se distinguem pela expressividade
arquitetônica. Suas deficiências incluem a presença de empuxos e alta
susceptibilidade à deformação sob estresse local. As fundações de âncora ou as chamadas
estruturas de contorno são usadas para absorver os impulsos. A suscetibilidade
de tais estruturas à deformação pode ser reduzida através da introdução de
elementos estabilizadores, tais como travessas, vigas de reforço ou
estrangulamentos adicionais, bem como dando à estrutura uma forma que permite a
pré-tensão.
Estruturas de suspensão, que geralmente
são erguidas sem andaimes, tornam possível uma redução nos custos de construção
e tempo; Isto os torna uma forma promissora, uma vez que eles podem responder à
crescente demanda por edifícios e estruturas com grandes extensões.
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