A TORRE DE PISA



Localizada em Toscana, na Itália, a Torre de Pisa é conhecida mundialmente pela sua acentuada inclinação.


   Construída originalmente com o objetivo de ser vertical e abrigar o sino da Catedral de Pisa, a Torre começou a ser construída em 1173 e demonstrou seus primeiros sinais de inclinação pouco tempo após o início da sua construção. Seus três primeiros andares mal tinham acabado de ser erguidos quando foi notada uma ligeira inclinação, devido ao afundamento do terreno e ao assentamento irregular das fundações.


   Sua alta altitude, teve como objetivo assumir a função de um verdadeiro foco visual: com a sua alta dimensão, a torre realmente resulta visível de todos os lados da praça e, provavelmente, também à beira do rio Arno, tendo, assim, tanto a função de ligação entre a cidade e a praça, localizada em uma área descentralizada do centro urbano, seja como função do farol. 
   A Torre de Pisa apresenta cerca de 55,86 metros de distância do solo ao topo em sua parte mais baixa e, 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo, com um peso estimado de 14,5 toneladas.


Após os três primeiros andares, e os sinais de inclinação o engenheiro encarregado do projeto, Bonnano Pisano, tentou compensar a inclinação construindo os demais cinco andares ligeiramente mais altos do lado em que a estrutura pendia para baixo - mas o excesso de peso só fez a torre afundar ainda mais.


Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Durante o trabalho de restauração, a inclinação da Torre foi reduzida através de aros de alguns planos, de fixação temporária de hastes de aço e contrapesos de chumbo (até 900 toneladas) e sub-escavação. A base também foi estabelecida de acordo com especialistas, isso vai manter com segurança a torre por pelo menos mais de três séculos, permitindo assim o acesso aos visitantes.




Comentários

Postagens mais visitadas