SKY CITY 1000: O PROJETO



“Sky City 1000” é um projeto urbano feito em 1989, pela “Takenaka Corporation”. Um projeto do que talvez venha a ser a maior construção feita pelas mãos do homem sobre toda a Terra. Trata-se de um arranha-céus de dimensões espantosas que será construído com o fim de ajudar a pôr fim à enorme congestão e falta de espaço verde em Tóquio, no Japão.
Considerado o projeto mais audacioso que os japoneses vem desenvolvendo. Este seria construído no centro de Tóquio, comportaria 36.000 residências e 100.000 trabalhadores. O plano consiste em três edifícios interligados com 1000 metros de altura, 400 metros de largura na sua base e com uma área total de andares de 8 km². Cada edifício é formado por 14 estruturas com forma de disco côncavos designados por “Space Plateaus” postos um por cima do outro. Além disso, a Sky City inclui residências, escritórios, instalações comerciais, escolas, cinemas, entre outros.
  
Ao se projetar um arranha-céu dessa magnitude muitos problemas surgiram.
  •   Como conseguir 140 m² na metrópole que tem o m² mais caro do mundo?
  • Como desocupá-lo?
  • Outro exemplo seria a fundação. Como fazer uma fundação profunda numa ilha?
  • Como movimentar peças tão pesadas no local?
  • Como vencer a força do vento?
  • Como reforçar a estrutura a ponto de suportar a carga?

Dessa forma, o grupo de engenheiros optaram por distribuir a tensão das 18 trilhões de toneladas por várias colunas com 60m de profundidade, e também, a construção de um pêndulo no seu interior com o intuito de o equilibrar continuamente diminuindo o tombamento. Ainda contra os ventos, o projeto foi elaborado para que a edificação cortasse o vento, não contando com formas ortogonais que aumentam o atrito. Além disso, cada platô tem grandes aberturas que permitiriam a passagem das rajadas de vento. Quanto a outros problemas, os bombeiros de Tóquio estão prontos para lidarem com tufões, terremotos e incêndios. Eles contam com um super-helicóptero que consegue armazenar água e jogá-la contra as chamas. Sem dizer, que não precisa descer para reabastecer, uma mangueira desce e bombeia a água para o reservatório. Infelizmente, estes são alguns dos empecilhos para a execução desta megacontrução, alguns solucionados, outros em debate.


E você? O que acha da ideia? Será realmente possível construir algo tão grande e sob essas condições? 







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas